As definições de sistemas de gestão foram apresentadas de diversas
formas ao longo dos anos por diversos autores, mas no geral todos eles
concordam que um sistema de gestão, seja para gerir atividades puramente
práticas ou com fins específicos, como um SGQ (sistema de gestão da
qualidade), são um conjunto de partes interagentes com um determinado
objetivo dentro da organização.
Em suma um sistema de gestão contempla uma serie de processos que se
sequenciam e interagem de modo a manter um padrão na área em que são
propostos, provendo os resultados esperados mais uniformemente, ou no
mínimo, com desvios facilmente identificáveis. As normas de gestão
específicas (ISO 9001, ISO 14001 e OHSAS 18001) definem, em resumo, que
sistema de gestão é a parte de um sistema da organização utilizado para
desenvolver e implementar suas políticas e para gerenciar seus aspectos e
impactos. Por outro lado, e por ser mais abrangente que as demais
normas de gestão, a NBR 16001 define como sistema de gestão o conjunto
de elementos inter-relacionados ou interativos, voltados para
estabelecer políticas e objetivos, bem como formas para atingi-los.
Os sistemas de gestão têm por objetivo prover as organizações de
elementos de um modelo de gestão eficaz que possa ser integrado a outros
requisitos da gestão. Esse fator de integração é o ponto-chave na
gestão da organização. As estruturas das normas de gestão são
semelhantes e fundem-se num único modelo de gestão. As normas de gestão
seguem a estruturação do modelo baseado no ciclo P (Plan), D (Do), C
(Check) e A (Act), partindo da premissa de se estabelecer uma política
de gestão, realizar um planejamento desdobrando a política em objetivos e
metas de desempenho, definindo procedimentos e processos operacionais a
fim de garantir e direcionar a implantação efetiva das diretrizes da
política da organização. Como forma de análise e melhoria do sistema de
gestão, destaca-se as atividades de verificação, monitoramento e as
ações corretivas/preventivas visando a melhoria do desempenho do sistema
de gestão.
Em todos os sistemas de gestão percebe-se que a estrutura pode ser organizada nas seguintes categorias:
- Política de Gestão
- Planejamento
- Implementação e Operação
- Avaliação de Desempenho
- Melhoria
- Análise Critica
As normas de sistemas de gestão possuem seus próprios requisitos
específicos, porém as seis categorias relacionadas acima estão presente
nelas e podem ser adotadas como eixo central para a integração das
normas.
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