A organização deve determinar questões externas e internas que sejam pertinentes para o seu propósito e para seu direcionamento estratégico e que afetem sua capacidade de alcançar o(s) resultado(s) pretendido(s) de seu sistema de gestão da qualidade.
A organização deve monitorar e analisar criticamente informação sobre essas questões externas e internas.
NOTA 1 Questões podem incluir fatores ou condições positivos e negativos para consideração.
NOTA 2 O entendimento do contexto externo pode ser facilitado pela consideração de questões provenientes dos ambientes legal, tecnológico, competitivo, de mercado, cultural, social e econômico, tanto internacionais, quanto nacionais, regionais ou locais.
NOTA 3 O entendimento do contexto interno pode ser facilitado pela consideração de questões relativas a valores, cultura, conhecimento e desempenho da organização.
Texto extraído da NBR ISO 9001:2015 - Direitos Autorais aqui reconhecidos.
Interpretação:
Item de avaliação geral, determina que a organização considere ao longo do seu sistema de gestão da qualidade questões de interesse interno e externo que possam afetar sua capacidade de produção ou de fornecimento do serviço se esse for o caso.
Ao longo do sistema de gestão da qualidade a organização deve determinar mecanismos para monitorar e analisar criticamente as questões internas e externas.
Como questões internas se pode considerar os requisitos do cliente, requisitos e determinações de processo da empresa, requisitos legais aplicados ao negócio, requisitos gerais que a organização julgar necessários para o seu desempenho.
Item de avaliação geral, determina que a organização considere ao longo do seu sistema de gestão da qualidade questões de interesse interno e externo que possam afetar sua capacidade de produção ou de fornecimento do serviço se esse for o caso.
Ao longo do sistema de gestão da qualidade a organização deve determinar mecanismos para monitorar e analisar criticamente as questões internas e externas.
Como questões internas se pode considerar os requisitos do cliente, requisitos e determinações de processo da empresa, requisitos legais aplicados ao negócio, requisitos gerais que a organização julgar necessários para o seu desempenho.
Como questões externas se pode considerar condições de fornecedores como localização, capacidade de fornecimento, pronta resposta e etc. Questões ambientais, culturais, de concorrência, social e econômico podem ser consideradas para avaliar questões externas.
Essas determinações devem ser realizadas nos item específicos da norma para cada fim.
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