domingo, 14 de fevereiro de 2016

Sistemas de Gestão


As definições de sistemas de gestão foram apresentadas de diversas formas ao longo dos anos por diversos autores, mas no geral todos eles concordam que um sistema de gestão, seja para gerir atividades puramente práticas ou com fins específicos, como um SGQ (sistema de gestão da qualidade), são um conjunto de partes interagentes com um determinado objetivo dentro da organização.
Em suma um sistema de gestão contempla uma serie de processos que se sequenciam e interagem de modo a manter um padrão na área em que são propostos, provendo os resultados esperados mais uniformemente, ou no mínimo, com desvios facilmente identificáveis. As normas de gestão específicas (ISO 9001, ISO 14001 e OHSAS 18001) definem, em resumo, que sistema de gestão é a parte de um sistema da organização utilizado para desenvolver e implementar suas políticas e para gerenciar seus aspectos e impactos. Por outro lado, e por ser mais abrangente que as demais normas de gestão, a NBR 16001 define como sistema de gestão o conjunto de elementos inter-relacionados ou interativos, voltados para estabelecer políticas e objetivos, bem como formas para atingi-los.
Os sistemas de gestão têm por objetivo prover as organizações de elementos de um modelo de gestão eficaz que possa ser integrado a outros requisitos da gestão. Esse fator de integração é o ponto-chave na gestão da organização. As estruturas das normas de gestão são semelhantes e fundem-se num único modelo de gestão. As normas de gestão seguem a estruturação do modelo baseado no ciclo P (Plan), D (Do), C (Check) e A (Act), partindo da premissa de se estabelecer uma política de gestão, realizar um planejamento desdobrando a política em objetivos e metas de desempenho, definindo procedimentos e processos operacionais a fim de garantir e direcionar a implantação efetiva das diretrizes da política da organização. Como forma de análise e melhoria do sistema de gestão, destaca-se as atividades de verificação, monitoramento e as ações corretivas/preventivas visando a melhoria do desempenho do sistema de gestão.
Em todos os sistemas de gestão percebe-se que a estrutura pode ser organizada nas seguintes categorias:
    • Política de Gestão
    • Planejamento
    • Implementação e Operação
    • Avaliação de Desempenho
    • Melhoria
    • Análise Critica
As normas de sistemas de gestão possuem seus próprios requisitos específicos, porém as seis categorias relacionadas acima estão presente nelas e podem ser adotadas como eixo central para a integração das normas.

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