quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Auditorias – O que são?



Auditoria é um processo de verificação cuidadoso e sistemático das atividades desenvolvidas em determinada empresa, setor ou processo, cujo objetivo é averiguar se elas estão de acordo com as disposições planejadas ou estabelecidas previamente, se foram implementadas com eficácia e se estão adequadas ao atingimento dos objetivos.
Em geral as auditorias resultam em duas respostas distintas, embora existam variações, assim se pode evidenciar o que está conforme e o que está não conforme.
Pode se dividir o processo de auditoria em algumas categorias distintas, em relação à localização e execução, bem como o teor que se pretende dar. Assim podemos dizer que as auditorias podem ser externas ou internas:
Auditorias Internas – São auditorias realizadas pela própria organização em seus processos, geralmente essa auditoria é realizada por uma equipe de auditores internos, e pode ou não ter acompanhamento de uma consultoria especializada.
Auditorias Externas – São auditorias realizadas por uma organização em outra organização, nessa categoria podemos citar os casos de auditorias em fornecedores e auditorias de certificação.
Ou ainda em Auditoria de 1ª parte, 2ª parte ou 3ª parte:
Auditoria de 1ª parte – Nome dado aos processos de auditoria interna, onde a organização executa auditoria em suas próprias atividades.
Auditoria de 2ª parte – Auditoria Externa realizada em fornecedores, geralmente esse tipo de auditoria é realizado para qualificar um novo fornecedor ou para avaliar um fornecedor já credenciado.
Auditoria de 3ª parte – Auditoria realizada por organismo credenciado de certificação, trata-se de uma auditoria externa que normalmente marca o inicio do ciclo de certificação das organizações ou sua manutenção periódica.
Auditorias devem ser sempre conduzidas por auditores preparados para observar, diagnosticar e captar evidencias de forma objetiva, procurando sempre causar o menor nível de alteração no processo auditado e sempre observando as orientações da ISO 19011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário!