segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Meio Ambiente


Desde o início do Século XX pode se perceber certa preocupação com os aspectos do meio ambiente, porém, tratava-se de algo baseado em razões particulares.
Embora a década de 60 tenha sido marcada por uma onda de sensibilidade geral, foi na década de 70 que tal preocupação veio assumir um caráter desprovido de interesses absurdos e com olhos ao coletivo.
Nos anos 70 surgiu, pela primeira vez, uma busca pela proteção de grandes componentes da natureza e o indivíduo voltou sua atenção para a água, o ar e a vida selvagem.
O meio ambiente e a preservação sempre fizeram parte das preocupações do homem, porém, a preocupação hoje é bem maior, já que o meio ambiente encontra-se bastante degradado em consequência de consumo excessivo de recursos naturais não renováveis, queima de combustíveis fósseis, desmatamento e destinação inadequada de lixo.
A questão ambiental é um dos assuntos que consegue igualar a população mundial, quando o assunto é relacionado a problemas ambientais não há discriminações ou divisões, uma vez que todos se unem em prol de um mesmo objetivo: tentar salvar o que resta do nosso planeta, cuidar para que o meio ambiente possa se recuperar.
Nestes últimos anos vários acordos foram criados com a finalidade de salvar o meio ambiente. Em meio a diversas soluções apresentadas está a exploração sustentável, onde se promove o mínimo de impacto possível, mas para se tornar viável é necessária a conscientização da população e investimentos na área de proteção e recuperação do meio ambiente.
Nesse contexto o papel das organizações se torna muito importante, pois as cargas de poluição estão sempre relacionadas ao processo produtivo despreocupado com os aspectos e impactos ambientais. Ações básicas podem contribuir para que as organizações mitiguem seus riscos ambientais e provoquem comportamentos positivos em seus funcionários e na comunidade exterior.
Algumas perguntas importantes que podem nos ajudar a analisar essa questão na relação das organizações com o meio ambiente:
- Que aspectos ambientais estão relacionados ao meu trabalho? Que atividades, funções, processos ou ações podem causar alterações no meio ambiente?
- Que impactos ambientais causamos? Que alterações fazemos no meio ambiente? São benéficas ou adversas?
- O que estamos fazendo para recuperar ou evitar a degradação ambiental?
As respostas para essas perguntas podem nos dar uma boa visão sobre como estamos tratando as questões ambientais que nos cercam e como estamos contribuindo para evitar a degradação do planeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário!