sexta-feira, 1 de abril de 2016

Six Sigma - Projeto de Melhoria

Os projetos de Six Sigma são projetos de melhoria aplicados em organizações que pretendem atingir elevados níveis de qualidade em seus produtos e serviços.

Em sua definição básica o Six Sigma é um medida do número de defeitos em um processo específico, por exemplo, um processo qualquer cujo objetivo é produzir uma determinada peça, sabe-se que esse processo produzirá peças muito semelhantes, mas nunca iguais.

Todos os processos apresentam variações, algumas controláveis e outras não, e são essas variações que determinam se uma peça apresentará um defeito ou não. 


No Six Sigma a problemática principal não são as peças com defeito de maneira geral, mas com as oportunidades de defeito que um determinado processo pode apresentar, ou seja nas possibilidades de defeito que as variáveis do processo podem ocasionar.

Nesse foco os projetos de Six Sigma buscam diminuir as oportunidades de defeito através do trabalho na redução das variações de um processo e assim controlar de maneira mais efetiva a possibilidade de um processo apresentar algum tipo de defeito, seja ele qual for.

A implementação de projetos de Melhoria Six Sigma  podem ser realizados por qualquer pessoa em qualquer nível da organização, mas algumas orientações e formações básicas são necessárias.

Para saber um pouco mais sobre esse assunto, visite os links abaixo e veja o material com orientações iniciais sobre Projetos de Melhoria Six Sigma:

Material para download  - Faça o download do material introdutório
Cursos de formação básica em Six Sigma - Cursos iniciais em Six Sigma
 

Conheça o nosso curso de formação básica em Six SigmaClique aqui

3 comentários:

  1. Saiba mais sobre nosso trabalho em https://www.facebook.com/raquality2011

    ResponderExcluir
  2. Inscrições abertas para o curso de Six Sigma Nível Básico no formato EAD:

    http://ead.raquality.com.br/curso/six-sigma-basico/

    Saiba mais...

    ResponderExcluir
  3. Conheça o curso intermediário de Six Sigma EAD em http://ead.raquality.com.br/curso/six-sigma-intermediario/
    O curso já está acontecendo.

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário!